sábado, 11 de agosto de 2018

CC: Universidade e Sociedade; 25/06/2018


Resultado de imagem para escolástica

Na aula de hoje (25/06/18), retomamos e damos continuidade ao tema da aula anterior, universidade: finalidade e função. Assistimos um vídeo em que o assunto é a UFSB,apresentando o seu modelo e o contexto em que a universidade foi criada e comparando as suas bases com as de outras universidades,ditas como “tradicionais”. Nesse contexto, foi citado em sala questões como a importância da expansão do ensino superior para que mais pessoas possam ter uma graduação e outras universidades que possuem sistemas semelhantes à UFSB,a exemplo da UFBA que apesar de possuir  os métodos convencionais de ensino,também é adepta aos bacharelados interdisciplinares.
No segundo momento da aula, adentramos no pensamento de Naomar, que explica  o mapa do tempo com relação à história da criação da Universidade como instituição. No vídeo, vemos as bases do surgimento das universidades. Na idade antiga, inicialmente foi movida pela curiosidade e o desejo de explicação dos fenômenos da natureza. Mais tarde ,na idade média, com a sua consolidação, a igreja monopolizou o saber com o ensino escolástico,voltado para as coisas de Deus e para Deus.No final do século XIV,o conhecimento não podia ficar apenas nos mosteiros retido,foi a partir daí por meio de uma série de mudanças advindas de diversas vertentes sociais q surgiu a universidade de pesquisa,muito importante nos dias atuais.
Nesse momento em que o homem abriu sua mente para o saber,os modelos só evoluíram e as universidades viraram sinônimo de conhecimento com documentações e novas descobertas fundamentadas no método científico,criado por Rene Descartes.
Nesse cenário,destaca-se também Humbolt, com a criação da Universidade de Berlim e vários ideais que acrescentaram muito ao conhecimento da época.
Concluindo, podemos afirmar que o vídeo mostrou as bases e como se deu o processo de criação das universidades, incluindo também a UFSB e o regime de ciclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário