Na aula de hoje
(25/06/18), retomamos e damos continuidade ao tema da aula anterior, universidade: finalidade e função. Assistimos um vídeo
em que o assunto é a UFSB,apresentando o seu modelo e o contexto em que a universidade
foi criada e comparando as suas bases com as de outras universidades,ditas como
“tradicionais”. Nesse contexto, foi citado em sala questões como a importância
da expansão do ensino superior para que mais pessoas possam ter uma graduação e
outras universidades que possuem sistemas semelhantes à UFSB,a exemplo da UFBA
que apesar de possuir os métodos
convencionais de ensino,também é adepta aos bacharelados interdisciplinares.
No segundo momento da aula, adentramos no pensamento de Naomar, que explica o mapa do tempo com relação à história da criação da Universidade como instituição. No vídeo, vemos as bases do surgimento das universidades. Na idade antiga, inicialmente foi movida pela curiosidade e o desejo de explicação dos fenômenos da natureza. Mais tarde ,na idade média, com a sua consolidação, a igreja monopolizou o saber com o ensino escolástico,voltado para as coisas de Deus e para Deus.No final do século XIV,o conhecimento não podia ficar apenas nos mosteiros retido,foi a partir daí por meio de uma série de mudanças advindas de diversas vertentes sociais q surgiu a universidade de pesquisa,muito importante nos dias atuais.
No segundo momento da aula, adentramos no pensamento de Naomar, que explica o mapa do tempo com relação à história da criação da Universidade como instituição. No vídeo, vemos as bases do surgimento das universidades. Na idade antiga, inicialmente foi movida pela curiosidade e o desejo de explicação dos fenômenos da natureza. Mais tarde ,na idade média, com a sua consolidação, a igreja monopolizou o saber com o ensino escolástico,voltado para as coisas de Deus e para Deus.No final do século XIV,o conhecimento não podia ficar apenas nos mosteiros retido,foi a partir daí por meio de uma série de mudanças advindas de diversas vertentes sociais q surgiu a universidade de pesquisa,muito importante nos dias atuais.
Nesse momento
em que o homem abriu sua mente para o saber,os modelos só evoluíram e as
universidades viraram sinônimo de conhecimento com documentações e novas
descobertas fundamentadas no método científico,criado por Rene Descartes.
Nesse cenário,destaca-se também Humbolt, com a criação da Universidade de Berlim e vários ideais que acrescentaram muito ao conhecimento da época.
Concluindo, podemos afirmar que o vídeo mostrou as bases e como se deu o processo de criação das universidades, incluindo também a UFSB e o regime de ciclos.
Nesse cenário,destaca-se também Humbolt, com a criação da Universidade de Berlim e vários ideais que acrescentaram muito ao conhecimento da época.
Concluindo, podemos afirmar que o vídeo mostrou as bases e como se deu o processo de criação das universidades, incluindo também a UFSB e o regime de ciclos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário