Na aula de hoje (30/07/18), conversamos sobre dois pensadores que também contribuíram muito,cada um com suas ideias, para o que entendemos hoje sobre educação.
Começamos por Anísio Teixeira, esse senhor simpático da foto acima (risos). Foi pioneiro na defesa da integralização da educação por meio da escola pública e o direito de todos a educação. Além disso, outro ponto importante defendido por Anísio, foi o fato de que o conhecimento não é algo que se possa "colocar dentro de uma caixinha", assim estático,segundo ele, é provido por uma série de fatores que, juntos, promovem o saber real e completo.
Por fim,abordamos um pouco da temática de Boaventura de Sousa Santos,professor cujos conceitos revolucionaram o meio acadêmico. Para o educador, no mundo atual, temos dois modelos vigentes de universidade que,de certa forma, se contrapõem com relação aos métodos de ensino: universitário- base de um modelo hegemônico universalizador e o pluriversitário- promove os saberes ecológicos, plurais e contra-hegemônicos (regionais). Na visão de Boaventura,para solucionar tal impasse, seria necessário que que tais modelos se integrassem e fossem levadas em consideração apenas questões voltadas ao interesse educacional e outras,como por exemplo, o capital fossem deixadas de lado.
Na sala de aula,cada aluno expôs o que entendeu sobre o pensamento desses dois autores o que,de certo modo, foi muito enriquecedor,pois cada pensamento foi complementando o outro e no fim acho que todos conseguiram absorver muito sobre o posicionamento e ideais defendidos pelos autores supracitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário