A aula de hoje (06/08/18) fecha o nosso diário de bordo deste quadrimestre com chave de ouro,falamos sobre dois pensadores muito interessantes e que valem a pena ser estudados.
Pierre Lévy, educador,filósofo,sociólogo e pesquisador faz uma análise da relação entre a educação e as novas tecnologias do mundo contemporâneo. Para Pierre, com a internet e a facilidade de interação e comunicação proporcinada por essa, o acesso à informação se tornou muito mais fácil. Desse modo, um aluno bem informado hoje pode muito bem ter acesso a conhecimentos antes dominados apenas por docentes ou restritos em livros didáticos.O pesquisador apenas ressalta que nesse mundo digital onde existe um turbilhão de informações é importante que saibamos filtrar as fontes e nos basear apenas em veículos confiáveis.
Alain Coulon, educador e professor, em sua temática aborda a questão da entrada e permanência dos alunos na universidade. Para ele não bastava apenas observar a inserção da população no ensino superior,mas também todo processo acadêmico de acolhimento até a formação desses estudantes.
Segundo Alain, o processo supracitado se divide em três períodos,que são: o encantamento (é a fase em que o aluno mais se encontra motivado), após isso vem a fase do estranhamento (que se dá pela percepção real do ambiente sem romantização,enxergando as qualidades e os defeitos da vida estudantil) e ,por fim, temos o período de afiliação ( que é aquela em que os discentes aprendem a lidar com as questões da universidade e,de fato, se sente parte dela). Esse pensamento de Alain é inovador,pois antes dele nunca foi levado em consideração de verdade a preocupação com os anos em que passamos na universidade, a preocupação da massa geral é a entrada e a saída dos estudantes,esquecendo-se de meio desse processo que é tão importante na formação dos profissionais.
Assim fechamos o diário de bordo desse C.C. rico que é Universidade e Sociedade e que nos ajudou a entender muito sobre a educação,conhecimento esse que levaremos para a vida em seus mais diversos aspectos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário